ANOTAÇÕES DA BÍBLIA

Analogia CORPO FÍSICO X ALMA

Analogia CORPO FÍSICO X ALMA

 

Por Cristiane Cardoso Clemente Freitas

 

      Fazendo uma analogia sobre a alimentação do nosso corpo físico e da nossa alma, penso o seguinte:

Somos corpo, alma e espírito. Para crescermos saudáveis, nosso corpo precisa de alimentos saudáveis. E quando Cristo nos resgata, tornamo-nos nova criatura, ou seja, uma alma saudável que, também, vai precisar de alimentos saudáveis para um saudável crescimento.

Hoje, na correria do dia-a-dia, e com as facilidades que a culinária nos oferece, comemos muitos “fast-foods” e industrializados que nos deliciam, fazendo-nos crer serem as melhores comidas. Sabemos, porém, que não nos oferecem nutrientes suficientes e, no fim, podem causar-nos desde uma gastrite até um enfarto fulminante com morte para nosso corpo físico. Deixamos de usar, talvez pelo nosso desconhecimento, os melhores ingredientes; de escolher e colhê-los corretamente, o que nos propiciaria, além de um sabor incrível, uma alimentação saudável ao nosso corpo.

O mesmo sucede à nossa alma, e foi por isso que o Senhor disse: “conheçamos e prossigamos em conhecer a Cristo” (Os. 06:03) e “errais por não conhecer as escrituras, nem o poder de Deus” (Mat. 22:11). Em outras palavras, disse que buscássemos os alimentos mais saudáveis para nossa alma e não, apenas, os mais saborosos e, assim, vivêssemos uma vida de alegria e prazer genuínos. Talvez, até tenhamos consciência disso, mas, na nossa correria, continuamos a comer os “fast-foods” e industrializados oferecidos pelo mundo, que nos dão prazeres momentâneos, mas não saciam e nem nos alimentam verdadeiramente, tornando-nos frágeis espiritualmente e levando, consequentemente, nossa alma à morte.

E nós, como estamos cuidando do nosso corpo? E de nossa alma? Temos procurado os melhores ingredientes e alimentos para uma vida saudável, para um casamento sólido e para uma família unida? Coisa ruim é quando chega a doença no nosso corpo físico. Coisa ruim, também, quando nossa alma adoece!

Que reflitamos sobre nossa alimentação. Ela tem influência decisiva no destino do nosso corpo e, principalmente, da nossa alma. Não permitamos que os prazeres oferecidos pelo mundo, em qualquer área de nossa vida, venham seduzir-nos e vencer-nos, levando-nos à morte.

Colossenses 3

1 Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.

2 Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;

3 Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.

4 Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória.

5 Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a fornicação, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;

6 Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência;

7 Nas quais, também, em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas.

8 Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.

9 Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos,

10 E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;

11 Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo, e em todos.

12 Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade;

13 Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.

14 E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.

15 E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.

16 A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração.