ANOTAÇÕES DA BÍBLIA

Como estudar a Bíblia e Quem escreveu o Pentateuco

Como estudar a Bíblia e Quem escreveu o Pentateuco

  Como estudar a Bíblia 

Às vezes estudamos muito e aprendemos ou retemos pouco ou nada. Isto acontece pelo fato de estudarmos sem ordem nem método.

1º) Busque ajuda de Deus. ORE

2º) Tenha às mãos o material de estudo.

a) Bíblia

b) Dicionário Bíblico e Teológico

c) Atlas Bíblico

d) Bons livros de referência. (livro de história)

e) Caderno para anotar.

3º) Seja organizado, procure obter, procure obter uma visão global do assunto.

 - Observe o texto e o contexto.

 - Em todo tempo tente recompor de memórias e a cada dificuldade abre a bíblia, livro etc.

Para aprender precisa de esforço faça perguntas a quem sabe e NÃO ACREDITE em tudo que lhe disser. Pesquise tire suas conclusões peça ao Espírito Santo ajuda.

 LER A BÍBLIA conhecendo o seu autor fica muito mais fácil.

 “Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de terno... afeto de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão e longaminidade.” Colossenses 3:12

Como Devemos estudar a Bíblia?

1. Conhecendo o seu Autor: Is 34.16; 1 Co 2.10-13.

2. Lendo-a diariamente: Dt 17.19; Ne 8.18.

3. Lendo-a com atenção: Ef 1.16, SI 119.28.

4. Aplicando-a a si mesmo.

5. Lendo a Bíblia toda.

6. Lendo-a repetidamente.

7. Lendo-a sistematicamente

Maneiras Corretas de Estudar a Bíblia

1. Conscientemente.                            

2. Espiritualmente.

3. Obedientemente.                              

4. Metodicamente.

5. Perseverantemente.                          

6. Atentamente.

7. Pacientemente.

  Como podemos entender a Bíblia?

1. Crendo sem duvidar nos seus ensinos: Lc 24.2 1,25.

2. Lendo-a com amor, prazer e com fome: Pv 2.3-5; Dt 6.6.

3. Crescendo sempre espiritualmente: Hb 5.13; Mc 4.33.

4. Sendo cheio do Espírito Santo: 1 Co. 2.9-14.

5. Com humildade: Tg 1.21; Mt 11.25.

6. Dispondo a agradar a Deus: Pv 2.1,2, 5; Jo 7.17; 13.17.

7. Participando de reunião de Estudos Bíblicos: 1 Co 12.28.

                A Unidade da Bíblia

1. Em Gênesis, Satanás aparece, em Apocalipse, Satanás é tirado.

2. Em Gênesis, o Paraíso é perdido, em Apocalipse, o Paraíso é recuperado.

3. Em Gênesis, a comunhão é quebrada, em Apocalipse, é perfeita e inquebrável.

4. Em Gênesis, o velho Céu e velha Terra, em Apocalipse, novo Céu e nova Terra.

5. Em Gênesis, o início do pecado, em Apocalipse, o fim do pecado.

6. Em Gênesis, o primeiro julgamento universal, em Apocalipse, o último.

7. Em Gênesis, o homem foge de Deus, em Apocalipse, o homem diz: “Ora vem Senhor Jesus.”

3. A Bíblia fala de três lugares: Céu, Terra e Inferno.

4. A Bíblia abrange três povos: judeus, gentios e Igreja.

5. A Bíblia fala de dois destinos: Salvação e Perdição.

6. A Bíblia fala de um Salvador poderoso: Jesus Cristo.

7. A Bíblia diante a fala de um único meio de Salvação: pela graça, me diante a fé, Ef 2.8.

 A Bíblia e a Ciência

1. A Esfericidade da Terra: Is 40.21,22

2. O Número Incalculável de Estrelas: Gn 15.5; Jr 33.22.

3. A Temperatura elevada no interior da Terra: Jó 28.5.

4. As montanhas existentes no fundo do mar: Jn 2.6.

5. O Suporte gravitacional da Terra: Jó 26.7.

6. O Movimento de Rotação da Terra: Lc 17.34-36.

7 . A Expansão vazia nos céus do Norte: Jó 26.7.


Quem escreveu o Pentateuco? 

Como Moisés escreveu os primeiros cinco livros?Ele simplesmente compilou aqueles livros maravilhosos, de outros documentos já existentes nos seus dias, ou seus escritos foi resultado de uma inspiração especial e direta de Deus?

 

Vamos ler em Deuteronômio 4:8 – “E que grande nação há, que tenha estatutos e juízos tão justos como toda esta lei que eu hoje vos proponho?” Aqui ele reconheceu que outras Nações tinham suas leis; porém, ao mesmo tempo, as palavras significam claramente que as leis que ele recebeu de Deus, foram completamente diferentes de quaisquer outras existentes em outro lugar.

 

O fato que o Pentateuco foi escrito sob inspiração, e que Moisés foi o autor. É tornado bastante claro pelas próprias Escrituras. Cada estudante da Bíblia sabe como as leis e ordenanças do Pentateuco, são cercadas com expressão muitas vezes repetidas; “O Senhor disse a Moisés”. Quase todos os capítulos de Levítico começam com estas palavras. Também a maioria de Números, e muitos em Êxodo.

 

Se estas leis foram realmente compiladas (colocadas juntas) de uma variedade de outros documentos, como poderia ser dito que “O Senhor falou com Moisés?”.

 

No livro de Atos7: 38, lemos: Este é o que esteve entre a congregação no deserto, com o anjo que lhe falava no monte Sinai, e com nossos pais, o qual recebeu as palavras de vida para no-las dar. Que Moisés “recebeu” e não compilou estas palavras vivas, enquanto o Senhor Jesus TESTIFICANDO A ORIGEM DIVINA dos escritos de Moisés, atualmente colocando-o num nível com suas próprias palavras. João 5:46 e 47: Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim, porque de mim escreveu ele. Mas, se não credes nos seus escritos, como crereis nas minhas palavras?Se não credes nos seus escritos. Este trecho é importante porque revela o conceito de Cristo sobre o AT. Ele tinha plena certeza de que Moisés escrevera o Pentateuco. A lição de que os judeus necessitavam naqueles dias é a mesma que necessitamos hoje, quem não crê na inspiração e na veracidade dos escritos do AT, também não crerá nem se submeterá à autoridade das palavras de Jesus e demais escritos do NT, que dão testemunho dEle.Além disso, é significante que do começo até o  fim das muitas referências feitas nas Escrituras ao Pentateuco ,não há menor alusão, de que qualquer outro escreveu a não ser Moisés.

 

Porém, algum discordante disse: É impossível que Moisés possa ter escrito o último capítulo de Deuteronômio, porque é o relato de sua própria more e sepultamento neste capítulo. Somente Deus e Moisés estavam presentes nesta cerimônia. Era tão fácil para Moisés, inspirado por Deus para escrever este pequeno relato da sua morte e sepultamento antes de morrer, como era para José, sob inspiração, de predizer o que iria acontecer com seus ossos, centenas de anos depois de sua morte. Gn: 50:25 – E José fez jurar os filhos de Israel, dizendo: Certamente, vos visitará Deus, e fareis transportar os meus ossos daqui. Quatrocentos anos mais tarde, Moisés pega consigo os ossos de José,quando os israelitas deixaram o Egito, na sua viagem para Canaã, levaram consigo (Ex.12:40; 13:19).Ou para Isaías e outros profetas,de registrar não somente o fato, mais muitos detalhes salientes concernentes aos sofrimentos e à morte do Messias e o mesmo sepultamento no túmulo do rico,(Isaías 53:9; E puseram ma sua sepultura com os ímpios e com o rico, na sua morte; porquanto nunca fez injustiça, nem houve engano na sua boca.Mateus 27:9; Então, se realizou o que vaticinara o profeta Jeremias: Tomaram as trinta moedas de prata, preço do que foi avaliado, que certos filhos de Israel avaliaram(Jr 32.6-9 e

 

(Zc 11.12,13.Mateus 27:57 a 60;)  E, vinda já a tarde, chegou um homem rico de Arimatéia, por nome José, que também era discípulo de Jesus.Este foi ter com Pilatos e pediu-lhe o corpo de Jesus. Então, Pilatos mandou que o corpo lhe fosse dado. E José, tomando o corpo, envolveu-o num fino e limpo lençol, e o pôs no seu sepulcro novo, que havia aberto em rocha, e, rolando uma grande pedra para a porta do sepulcro, foi-se.Tudo isto, tanto o relato da morte de Moisés são escritos em termos passados, como se fosse uma história daquilo que já aconteceu, embora que as profecias foram escritas 700 anos antes do evento ocorrer. Portanto, nós rejeitamos todas e quaisquer teorias que possam roubar o Pentateuco da sua origem divina ou que lance uma dúvida sobre o que tenha sido escrito por Moisés, sob a inspiração de Deus na maneira mais completa e direta.

 

Quem escreveu a Bíblia?

 

1. Príncipes, como Moisés. 

 2. Soldados, como Josué.

 

3. Reis, como Davi e Salomão.        

4. Fazendeiros, como Amós.

5. Copeiros como Neemias.            

6. Médicos como Lucas.

7. Pescadores, como Pedro e João.

 

Condições e Circunstâncias em que a Bíblia foi escrita

 1. Moisés escreveu o Pentateuco nos desertos.

 2. Jeremias escreveu nas trevas e masmorras.

 3. Davi escreveu nas verdes colinas do campo.

 4. Paulo escreveu muitas vezes na prisão.

 

 

5. João escreveu no exílio.

 6. Salomão escreveu durante a calma dum palácio.

 7. Josué escreveu durante a alegria das conquistas.

 

        Porque existe o mal? Será que Deus não existe?

 

Deus não é responsável pelo o mal que ouve no passado uma rebelião contra Deus Satanás, o grande inimigo de Deus “homicida” desde o princípio João 8:44. 

 

Como sabemos que a Bíblia é a Palavra de Deus?

Mais cedo ou mais tarde, quase todo o cristão enfrenta a pergunta. A pergunta não é nova.

- A 1ª tentação do homem começou com um ataque à Palavra de Deus. O diabo, na forma de uma serpente, disse a Eva (Gn. 3:1) É assim que Deus disse?

 - A palavra de Deus é a nossa defesa contra o diabo. Quando Jesus foi tentado no deserto, a sua defesa contra o inimigo foi a palavra. Nós também usamos a palavra quando queremos ajudar os outros que têm dúvidas e temores. E usamos a sua Palavra àqueles que vêm a nós com dúvidas sinceras, pois eles desejam saber o caminho certo.

 

Antes santificai a Cristo, como Senhor em vossos corações, estando sempre preparados para responder a todos aqueles que vos pedir razão da esperança que há em vós, fazendo-o, todavia com boa consciência de modo que naquilo em que falam contra vós outros,fiquem envergonhados  os que difamam o vosso bom procedimento.I Pedro 3:15 e 16  

  

>>> rolos do Mar Morto