ANOTAÇÕES DA BÍBLIA

Fortalecendo as nossas raízes em Deus Luiz Carlos

Fortalecendo as nossas raízes em Deus Luiz Carlos

 Luiz Cardoso Cardoso– Col. 2:6 e 7 O livro de Colossenses é uma carta pessoal escrita por Paulo e Timóteo (1:1) para os cristãos de Colossos. A Carta Paulo estava preso em Roma quando escreveu a carta. No fim de Atos ele ficou preso por 2 anos, numa casa que ele mesmo alugou. Nesses 2 anos ele escreveu 4 epístolas: Efésios, Filipenses, Colossenses e Filemom.

Os Problemas de Colosso: Na igreja de Colossos havia judeus convertidos e gentios (gregos), que com todo entusiasmo abraçaram a fé cristã. Porém, eram muito influenciados pelo seu meio e pelos modismos religiosos da época. Cada um trazia suas próprias idéias e queria incorporá-las à fé cristã. Isso parecia muito inofensivo, mas Paulo sabia que algumas idéias atacavam o coração da fé cristã. Eram elas uma mistura do judaísmo, de misticismo oriental e do gnosticismo. Para os gnósticos, para se salvar do mundo mau e da matéria, a pessoa teria de adquirir conhecimento (gr. Gnosis) e sabedoria. Todas essas coisas são denominadas por PAULO DE “FILOSOFIAS VÃS” EM 2:8. Então Paulo estimula os crentes em Colossos a não aceitar outras filosofias ou crenças, mas a permanecer naquilo que aprenderam de Epafras a respeito da fé, e a crescer na fé, sem se desviar. “Assim como vocês receberam Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele, enraizados e edificados nele, firmados na fé” Colossenses 2:6,7 1 . Assim como vocês receberam Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele Os cristãos em Colossos estavam expostos a muitos pensamentos e idéias religiosas que não estavam em concordância com aquilo que lhes fora anunciado. Eles estavam sendo tentados a aceitar outras formas de crer, da mesma forma como nós hoje somos influenciados pelo nosso meio. Há tantas idéias, mesmo em algumas igrejas, às quais somos expostos, e que somos levados a crer. Por exemplo:

• O ser humano é bom, e a religião ajuda-o a ser melhor.

• Não é necessário casar; pode-se morar juntos. Onde na Bíblia está escrito que tem que casar?

• O mundo moderno leva o ser humano ao estresse. Ioga é uma boa terapia para relaxar.

• Se eu assumir o compromisso de aparecer no culto durante um número determinado de semanas, Deus irá ouvir a minha oração. Paulo, adverte os irmãos: Vocês receberam a Cristo, não se desviem da fé que foi pregada a vocês. Jesus disse: EU SOU O CAMINHO. Vocês começaram a trilhar esse caminho, não se desviem de forma alguma! Continuem sua vida ligada a Jesus, crescendo cada vez mais. E agora, assim como vocês confiaram em Cristo como Salvador, confiem nEle também para os problemas de cada dia; vivam em união vital com Ele. Deixem que as raízes de vocês se aprofundem nEle e extraiam dEle a nutrição. Cuidem de continuar a crescer no Senhor, e tornem-se fortes e vigorosos na verdade. Col. 2: 6 e 7 (Bíblia Viva). Recebemos vida espiritual de Cristo quando nascemos de novo. Isso é justificação. Mas não paramos aí. Crescemos em Cristo. E isso é santificação. Esse processo resulta em uma transformação do caráter que continua enquanto durar a vida. O crescimento na vida espiritual não é algo que realizemos por nós mesmos. É obtido mediante o viver de Cristo em nós (ver João 15:4-7). Cristo é quem efetua em nós o querer e o realizar, segundo Sua boa vontade. Intr. nossas raízes espirituais é parte importante do nosso crescimento em direção à maturidade espiritual. Em relação à vida cristã. Sem a memória das nossas origens e raízes, sem o conhecimento dos nossos princípios, dos perigos e sucessos ao longo da jornada, sem a memória das pessoas que forjaram nossa fé, nós , assim como Lucy no filme “COMO SE FOSSE A PRIMEIRA VEZ”, nos encontraremos VAGANDO SEM RUMO, INSEGUROS DE QUEM SOMOS O QUE REALMENTE CREMOS E EM QUE OBJETIVO PRETENDEMOS CHEGAR. “Nós necessitamos de alguma coisa com a qual possamos comparar o presente, a fim de nos lembrarmos de que conceitos básicos têm sido bastante diferentes em diferentes épocas e que muito daquilo que (agora) nos parece certo não passa de um modismo temporário”. (C.S.Lewis – 1949)

Nós temos RAIZES de 3 grupos:

• 1º grupo: BÍBLICAS – orientações de Deus ao Seu povo

• 2º grupo: HISTÓRICO – o que aprendo com passado.

• 3ºgrupo:CULTURAl – o que a cultura em seus costumes podem me influenciar Precisamos nos fortalecer em todos os 3 grupos, com ênfase prioritária no 1º grupo – as RAÍZES BÍBLICAS. Para sermos estruturados e eficazes instrumentos nos mãos de Deus em nossa própria geração. Fp 2:14 e 15 - 14 Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas, 15 para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus imaculados no meio de uma geração corrupta perversa, entre a qual resplandeceis como luminares no mundo, A. RAIZ – órgão que fixa o vegetal ao solo e lhe permite daí retirar água e sais. É base em cima da qual tudo é estruturado, é a garantia de que o fruto será produzido.

Col 2:7 – Em Deus RADICADOS - firmemente enraizados, com raízes fortemente fixadas.

Ef 3:17 – ALICERÇADOS EM AMOR - firmemente fixados no que é fundamental. 17 que Cristo habite pela fé nos vossos corações, a fim de que, estando arraigados e fundados em amor, TODO CRISTÃO IMPLANTANDO EM CRISTO É COMO UMA ARVORE QUE TEM SUAS RAÍZES FORTES E QUE DESCEM NO SOLO – ( nos fundamentos de Deus)

Rm 11:16 e 18 - 16 ... e se a raiz é santa, também os ramos o são. 18... Não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti. - O objetivo da plantação – Is.61:3; 3 a ordenar acerca dos que choram em Sião que se lhes dê uma grinalda em vez de cinzas, óleo de gozo em vez de pranto, vestidos de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem ÁRVORES DE JUSTIÇA, PLANTAÇÃO DO SENHOR, para que Ele seja glorificado.

Sl 92:12-15 - 12 OS JUSTOS florescerão como a palmeira, crescerão como o cedro no Líbano.13 Estão plantados na casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus.14 Na velhice ainda darão frutos, serão viçosos e florescentes,15 para proclamarem que o Senhor é reto. Ele é a minha rocha, e nele não há injustiça. - A benção da plantação – Sl1:3 Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará. - (A benção da raiz forte) - O perigo das raízes frágeis –

Gl 1:6 Estou admirado de que tão depressa estejais desertando daquele que vos chamou na graça de Cristo, para outro evangelho, 7 o qual não é outro; senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. - O aviso para todas as árvores – Lc. 3:8 e 9 8 Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento; (significa “mudança de atitude para com o pecado” Bondade, Honestidade, Gratidão, Humildade) e não comeceis a dizer em vós mesmos: Temos por pai a Abrão(soberba); porque eu vos digo que até destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abrão. 9 Também já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo. - A garantia dada pelo agricultor – Pv 12:3 3 ...a raiz dos justos, porém, nunca será, removida,12... a raiz dos justos produz o seu próprio fruto.

Obs.: quando uma árvore frutífera é plantada, ela enfrentara á o sol quente, as tempestades e o vento. SE UMA JOVEM ÁRVORE PUDESSE FALAR, ela provavelmente diria: “POR FAVOR, ME TIRE DAQUI”! Se o jardineiro acatasse o seu pedido, ele a prejudicaria. As árvores resistem às tempestades e ao sol forte, espalhando suas raízes mais profundamente.

A adversidade que sofrem é a fonte de sua grande estabilidade. Quando você sai do lugar escolhido por Deus, suas raízes atrofiam. Talvez fique mais fácil fugir de uma adversidade isto porque infelizmente você impediu que as raízes se aprofundassem. Ai nos tornamos errantes espirituais, perambulando de um lugar para outro, de igreja em igreja, de ministério em ministério, desconfiado, temeroso e impedido de produzir verdadeiros frutos espirituais.

B. FORTALECER – é preciso fortalecer a raiz, pois ela é a fonte produtora do fruto. Deus deseja isto e nos plantou com esta finalidade – João 15:8... deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.16 Vós não me escolhestes a mim mas eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda. - VAMOS CULTIVAR A RAIZ – Jr 17:7 e 8 7 Bendito o varão que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor. 8 Porque é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto.

 - VAMOS ELIMINAR AS ERVAS DANINHA

 da velha natureza – Cl 3:1-5 - ler

 da amargura – Hb 12:15 ... que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem;

 da superficialidade – Lc 8:13; 13 Os que estão sobre a pedra são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria; mas estes não têm raiz, apenas crêem por algum tempo, mas na hora da provação se desviam.Mc 4:16 e 17

 Do mundanismo – Mc 4:18 e 19 - 18 Outros ainda são aqueles que foram semeados entre os espinhos; estes são os que ouvem a palavra; 19 mas os cuidados do mundo, a sedução das riquezas e a cobiça doutras coisas, entrando, sufocam a palavra, e ela fica infrutífera.

 VAMOS FORTALECER A RAIZ COM AQUILO QUE É PERMANENTE 1 Pe 1:22-25 22 Já que tendes purificado as vossas almas na obediência à verdade, que leva ao amor fraternal não fingido, de coração amai-vos ardentemente uns aos outros, 23 tendo renascido, não de semente corruptível, mas de incorruptível, pela palavra de Deus, a qual vive e permanece. 24 Porque: Toda a carne é como a erva, e toda a sua glória como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor; 25 mas a palavra do Senhor permanece para sempre. E esta é a palavra que vos foi evangelizada

 VAMOS ACEITAR A PODA – João 15:1-5;Hb12:11... 11 Na verdade, nenhuma correção parece no momento ser motivo de gozo, porém de tristeza; mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos que por ele têm sido exercitados.

 VAMOS AGUARDAR A COLHEITA João 12:24-26 - 24 Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo caindo na terra não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto.25 Quem ama a sua vida, perdê-la-á; e quem neste mundo odeia a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna.26 Se alguém me quiser servir, siga-me; e onde eu estiver, ali estará também o meu servo; se alguém me servir, o Pai o honrará. Sl 126:6 - 6 Aquele que sai chorando, levando a semente para semear, voltará com cânticos de júbilo, trazendo consigo os seus molhos.

foi ministrado este estudo pelo Pastor Luiz Carlos Cardoso da IGREJA MISSIONÁRIA FILADÉLFIA XIX Retiro Espiritual - 18 a 21/02/2012 - Santos Dumont-MG

vinhonovo@vinhonovo.com.br