ANOTAÇÕES DA BÍBLIA

Histórico dos meu pais

Histórico dos meu pais

 

Hoje, 9 de julho de 2017, é comemorado o Dia do Pastor da Igreja Missionária Filadélfia. Não poderíamos deixar de prestar uma homenagem ao Pastor fundador, que com muito carinho cuidou, zelou e trabalhou enquanto esteve entre nós. Por onde passou deixou lembranças e recordações. Que nós possamos seguir seus passos, ensinamentos e exemplos.
Parabéns a todos Pastores.

Pequeno histórico: Pr Manoel Francisco Cardozo Filho

Natural de São José do Vale do Rio Preto/RJ, filho de Manoel Francisco Cardozo e Rosa do Valle Cardozo, ambos com o Senhor, o Pr Manoel Francisco Cardozo Filho, em 07/07/22, nasceu numa pequena casa, no lugar chamado Batalha, que era também onde reuniam os crentes da região e ali viveu até os 16 anos de idade.
Em busca de trabalho, vai para Teresópolis/RJ, onde, ainda moço, começa a pregar a Palavra de Deus nas igrejas, congregações e nos lares. Conhece uma jovem da igreja, Maria Luiza e com ela se casa em 29/07/44. Tiveram nesta cidade um filho, hoje o Pr Jair.
Em 1948 muda-se para Petrópolis/RJ e passa a dirigir a igreja em Correas, distrito daquela cidade. É também o regente do grupo coral. O Senhor lhe dá mais dois filhos: Marilda e Jaime.
Em agosto de 1951, chega a Juiz de Fora e passa a cooperar com a Igreja Cristã Casa de Oração, trabalho iniciado pelo saudoso irmão Joaquim Prisco Coelho e família.
Em 1960 a igreja se muda para a rua Américo Luz esquina com a Carolina de Assis e sob a liderança do Pr Cardozo experimenta a bênção de um avivamento, de uma renovação espiritual.
No dia 07 de julho de 1966 é consagrado ao ministério pastoral e nesse mesmo ano organiza a Igreja Cristã Jardim das Oliveiras, hoje, Igreja Batista Jardim das Oliveiras.
Em 1967 organizou a Igreja do Calvário, na Av Sete de Setembro, hoje Igreja Cristã Maranata.
No ano de 1974, no dia 21 de julho, com mais 23 irmãos, organizou a Igreja Cristã Filadélfia, reunindo na Av Independência e posteriormente na rua Halfeld e que em 1979 passou a se denominar Igreja Missionária Filadélfia. Neste mesmo ano organizou com outros pastores a Convenção das Igrejas Missionária Filadélfia e também concluiu o curso teológico do Instituto Bíblico das Assembléias de Deus - IBAD.
Em 1988 foi eleito presidente da Convenção das Igrejas Missionária Filadélfia.
Em 1989, no dia 7 de setembro, inaugurou a sede própria, o templo da Igreja Missionária Filadélfia, à rua Carolina de Assis, 19, no bairro de Manoel Honório, construção realizada em 11 meses.
No dia 02/03/91, foi agraciado pela Câmara Municipal de nossa cidade com o honroso título de Cidadão Honorário, lei nº 7873, de 12/01/91. Neste mesmo ano, participou ativamente da organização do Conselho dos Pastores – CONPAS, de nossa cidade.
O Pr Cardozo foi presidente do capítulo da Associação dos Homens de Negócio do Evangelho Pleno – ADHONEP, representou em nossa cidade e região a Ordem dos Ministros Evangélicos do Brasil – OMEB e foi professor no Instituto Bíblico Filadélfia que ajudou organizar.
Por muitos anos apresentou programas evangélicos nas rádios Industrial (extinta), PRB-3 (atual Solar), Nova Cidade (atual Juiz de Fora AM) e Capital.
Em Juiz de Fora o Senhor lhe concedeu mais 9 filhos. Nilza, Rosilene, Luiz Carlos, Heloisa Helena, Joel, Maria Luiza, Manoel Luiz, Míria Márcia e Samuel.
De consagração ao ministério pastoral foram 35 anos; de vida conjugal, 57 anos; em Juiz de Fora, 50 anos e de trabalho e dedicação na obra do Senhor, mais de 60 anos. Milhares de vidas foram salvas, libertas e curadas. Muitas bênçãos Deus derramou através das incontáveis pregações nos púlpitos, nas praças, nas viagens missionárias, nos programas de rádio, nos lares, etc.
O Pr Cardozo desfrutou de salutar convivência dos irmãos e amigos que o amavam, do companheirismo e apreço dos colegas de ministério, do apoio e carinho da família e do reconhecimento e admiração da nossa comunidade. 
No dia 13/11/2001, o Pr Cardozo faleceu pela manhã e foi sepultado no mesmo dia à tarde, sendo um dos maiores sepultamentos já realizados no Parque da Saudade de nossa cidade, presentes pessoas de todos os segmentos da nossa sociedade. Em nossos corações fica uma abençoada lembrança e uma doce saudade que mais ânimo traz em nossa jornada cristã.
Com gratidão a Deus, homenageamos tão querido irmão, designando o 1º domingo de julho como o dia do Pastor da Igreja Missionária Filadélfia.
A Deus, sobretudo, na pessoa do Seu Filho Jesus Cristo, nosso Salvador e Senhor, 
TODA HONRA E GLÓRIA !

Familia do Pr Manoel Cardozo Filho
Esposa: Maria Luiza Filhos: Jair CardozoMarilda Cardoso, Jaime, Nilza Cardoso, Rosilene, Luiz Carlos, Heloisa Helena, Joel Marly Cardoso, Maria Luiza, Manoel Cardoso, Míria Márcia e Samuel Cardoso
Netos: Paulo Sérgio, Jair Oliveira Cardozo Junior, Daniel, Felipe, Keila Cardoso, Waldir, Priscila, Fernanda, Tiago, Patrícia, Cristiane, Carolina, Natália, Ana Elisa, Gabriel, Ludimila, Raquel, Ester, Débora, Sara, Rafael, Rebeca, Líllian e Daví. 
Bisnetos: Matheus, Thiago, Ana Gabriela, Sara, Alice, Débora, Daniel Jr,(falecido) Anna Luiza, Felipe Jr., Rafael, Matheus; Lia, Letícia, Rafaela,Juliana,Victor, Arthur, Theo,.David e Daniel.
Noras: Iranir, Terezinha, Narda Inês, Marli, Suzane e Cristiane
Genros: Paulo Roberto Emfoke, Ozeas (falecido), José Roberto, Fernando e André.
Irmãos e amigos.