ANOTAÇÕES DA BÍBLIA

II TESSALONICENSES (Pr.Brunoni)

II TESSALONICENSES (Pr.Brunoni)

 

 

         Esta é a segunda epístola sobre a “bendita esperança”, a segunda vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Os tessalonicenses olham para o futuro. Paulo fala-lhes do que ocupa, o primeiro lugar, em seus pensamentos. A primeira carta diz: “Ele certamente vai voltar.” A segunda carta diz: “Trabalhem e esperem até que ele venha.”

 

         A segunda vinda de Cristo é mencionada 318 vezes em 260 capítulos do Novo Testamento. Por aí vemos a importância desse assunto.

 

         I Tessalonicenses fala de Cristo vindo para a sua Igreja. A vinda de Cristo deve ficar clara em nossa mente. Um dia, ele virá para levar sua noiva, a Igreja. Ele não será visto pelo mundo, nessa ocasião, mas os que são seus, inclusive os mortos em Cristo, serão arrebatados para encontrá-lo. Este é o ensino de I Tessalonicenses. Depois de um período de sete anos, de tribulação para os que ficarem na terra, Cristo aparecerá ao mundo com sua igreja, a fim de estabelecer seu trono na terra. Nesta ocasião, Ele será visto por todos os homens. A sua “vinda” inclui, portanto, esses dois acontecimentos separados por um período de sete anos. Nós cristãos, aguardamos o primeiro acontecimento. O mundo não o verá até o final dos sete anos.

 

         II Tessalonicenses fala de Cristo vindo com os anjos do seu poder (1:7). Os dois acontecimentos: a vinda de Cristo para a sua igreja e a sua vinda com os anjos do seu poder, são realmente dois aspectos de um mesmo acontecimento. Entre esses dois aspectos, os judeus vão ocupar sua própria terra na Palestina; as nações gentias se congregarão contra eles; o anticristo tornar-se-á o governador do mundo; ele fará um pacto com os judeus, e o quebrará. Depois disso, virá a grande tribulação. (Veja Mateus 24:21, 22). Então Cristo virá com os seus santos e estabelecerá seu reino na terra, tendo Jerusalém como centro. Cristo virá primeiro e receberá os seus, para si mesmo, antes do grande e terrível dia “da sua revelação”, quando os seus inimigos serão julgados.

 

ESBOÇO

 

  1. II Tessalonicenses – apresenta Jesus Cisto, o Senhor que vai voltar.

 

  1. Título – o nome do livro refere-se aos cristãos da cidade para a qual o livro foi destinado, no caso Tesslônica.

 

  1. Autor – Paulo.

 

  1. Conteúdo Geral – II Tessalonicenses descreve o fim.

 

  1. Tema Central – A segunda vinda de Cristo.

 

  1. Texto chave – 3:5.

 

  1. Tema – A segunda epístola aos tessalonicenses expõe a segunda vinda do Senhor com relação aos crentes perseguidos, aos pecadores que não se arrependeram e a uma igreja apóstata.

 

  1. Esfera de ação – Escrita em Corinto, logo depois da primeira carta, no mesmo ano, em 53 d.C.

 

CONTEÚDO E COMENTÁRIO

 

Uma Grande Apostasia da Fé – 2 Tessalonicenses 2:3

 

         Como isso é verdade nos dias em que estamos vivendo! Pessoas estão abandonando a fé que uma vez por todas foi entregue aos santos (Judas 3), e renegando o Soberano Senhor que os resgatou (2 Pedro 2:1) com o seu precioso sangue e de novo estão crucificando... o Filho de Deus, e expondo-o à ignomínia (Hebreus 6.6). O mundo reconhece Cristo como mestre, não porém, como Salvador. E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos (Mateus 24.12). Estes são tempos perigosos. Escarnecedores se levantarão para zombar da idéia da vinda de Cristo.

 

O iníquo será revelado

 

         Ele será revelado antes que Cristo apareça no mundo, após o arrebatamento da Igreja, então depois de o Senhor ter arrebatado os seus, surgirá o iníquo no cenário público mundial (2:8). Ele é descrito em 2:4, opor-se-á a Deus e tem o título e “anticristo”.

 

O homem da eqüidade desencadeará terrível campanha contra Deus

 

         Quando Cristo vier, encontrará o anticristo reinando com todo o poder na terra, fazendo sinais e prodígios enganosos. Será um tempo caracterizado por muito embuste. Esta é a predição de Paulo quanto ao anticristo. A iniqüidade do homem terá seu resultado final, no homem da iniqüidade (Mateus 24:24). Ele será destruído por Cristo.

 

O Anticristo - O falso Cristo

 

a)    Estabelecer-se-á em Jerusalém          Mateus 24:15

 

b)    Fará guerra aos santos(crentes)         Apocalipse 13:7

 

c)     Será adorado como Deus                    2 Tessalonicenses 2.4

 

d)    Operará sinais e prodígios da mentira 2 Tessalonicenses 2:9

 

e)    Agirá só por 3 anos e meio                 Apocalipse 13:5,6

 

f)      Será lançado no lago do fogo quando Cristo vier    Ap. 19:20

A derrota do Anticristo na volta do Senhor oferece-nos oportunidade de:

a)    sermos leais a Ele                                        2:15

b)    Evangelizarmos o mundo                             3:1

c)     Orarmos por seus servos                              3:1,2

d)    Sermos constantes                                      3:5

e)    Vivermos uma vida santa                             3:6-14     

COMENTÁRIOS FINAIS

  A II Carta aos tessalonicenses fala do mesmo tema da primeira, a vinda ou segunda vinda de Cristo. Alguns impostores levaram alguns cristãos a crer que já estavam passando pela grande tribulação, e que o dia do Senhor já havia chegado. Isto levou Paulo a escrever, esclarecendo algumas dúvidas. A primeira carta fala da primeira fase da segunda vinda, o arrebatamento. A segunda carta, fala da segunda fase, a volta de Jesus com poder e glória, depois da grande tribulação, para o reinado de mil anos.

         Muitos, nesse tempo, esperando a volta do Senhor, queriam deixar de trabalhar, outros queriam ser sustentados materialmente pelos ricos. Paulo manda trabalhar, chama-os de preguiçosos e diz: quem não quiser trabalhar não coma.