ANOTAÇÕES DA BÍBLIA

Tito

Tito


Tito foi escrito durante uma viagem, (Tt 3:12), provavelmente em Corinto, 1 Tm é geralmente colocada antes de Tito, sobre as circunstâncias em que foi escrita nada sabemos.

Tito é a terceira e última epístola “pastoral”. Como as cartas a Timóteo, esta também é dirigida a um pastor dando instruções sobre como pastorear uma igreja. Contudo, cada uma destas epístolas pastorais tem uma mensagem distinta.( I TM ,  II TM e TITO)

A epistola de Tito: Paulo está querendo passar o inverno em Nicópolis. Manda Tito ficar de sobreaviso para ir logo que receber ordem, 3:12

O versículo chave de Tito, afirma: “... a fim de ornarem, em todas as causas, a doutrina de Deus, nosso Salvador” (2.10).A necessidade de boas obras como demonstração de nossa fé, se repete em cada capítulo de Tito.

No capítulo 1, Paulo exorta a Igreja a só eleger líderes que sejam verdadeiros servos de Deus, e a rejeitar aqueles que “negam a Cristo por suas obras” (1.16).(Ornar a doutrina com boas obras na igreja) No capítulo 1 Paulo começa descrevendo o tipo de vida que os pastores deviam ter, bem como o que deviam desprezar.

No capítulo 2, Tito é exortado a ser um padrão de boas obras (2.7), e a ensinar os crentes a serem um povo zeloso de boas obras (2.14).( Ornar a doutrina com boas obras no lar) No capítulo 2,  ele concentra sua atenção ao lar, aconselhando a todo membro de família, do mais velho ao mais novo, até mesmo aos criados.No capítulo 3 Paulo discute o relacionamentoContém três ordens para os crentes demonstrarem fé através das boas obras.“... Estejam prontos para toda boa obra (3.1). (Ornar a doutrina com boas obras no mundo)...Sejam solícitos na prática de boas obras (3.8).“. . . Aprendam também a distinguir-se nas boas obras” (3.14)

No capítulo 3 Paulo discute o relacionamento da Igreja com o mundo, dando ordens específicas sobre nossa maneira de viver perante o governo, os descrentes e os falsos mestres.

 ORNAMENTO DA DOUTRINA NA IGREJA - (Tt 1)

Líderes Santos (1.5—9)É interessante notar que os líderes são chamados por três nomes: presbítero, bispo e despenseiro.Lideres ímpios (1.9—11,14—16)Sociedade Impura (1.12—13)

 

ORNAMENTO DA DOUTRINA NO LAR - (Tt 2)

O primeiro versículo de Tito 2 apresenta o pensamento principal para o capítulo todo: “Tu, porem, faia o que converti a sã doutrina” (2.2). Tito é instruído a ensinar aos membros da igreja como aplicar a sã doutrina a suas vidas pessoais. Aqui, Paulo enfatiza como a sã doutrina deve ser aplicada na vida de cada membro da família. Vejamos as exortações dadas a todos os membros da família, de avós a servos (criados).

O Idoso (2—3)          Os Jovens (4—6)               Tito (7—8)

Ao falar dos moços, Paulo se lembra de Tito, o obreiro jovem trabalhando em Creta. Paulo enfatiza dois princípios que Tito precisa aplicar a seu trabalho. Primeiro, ele tem que ser um padrão de boas obras, e, segundo, ele tem que encarar sua pregação com seriedade.

Servos (9—10)                   Incentivos (11—15)

 

ORNAMENTO DA DOUTRINA NO MUNDO - (Tt 3)

O último capítulo de Tito nos dá três princípios para ornarmos a doutrina. (Veja Tt 2.10). O aluno lembra -se que Paulo já falou sobre o ornamento do Evangelho na igreja e no lar. Agora, ele concentra sua atenção na responsabilidade dos crentes viverem como exemplo para o mundo, isto é, perante autoridades civis, descrentes e desviados.

Três princípios para uma “fé ativa” são encontrados nos seguintes versículos (tradução ARC):

v.1 — “. . . preparadas para toda a boa obra” (fazer o bem deve ser uma reação imediata em qualquer oportunidade).

v.8 — “. . procurem aplicar-se às boas obras” (Solicitando— do por novas oportunidades para fazer o bem).

v.14 — “. . . aprendam também a aplicar-se às boas obras” (Treinando—se para em oportunidades futuras, fazer o bem).

Preparados (1—7)    Procurem Oportunidades (8—10)    Aprende (12—15)

Já observamos que o crente deve estar preparado não só para agir numa dada oportunidade e fazer o bem, mas também deve estar procurando tais oportunidades. Agora veremos que o crente também deve se educar (se preparar) a fazer isto. A Bíblia nos diz que um crente fará isto aplicando a si mesmo o hábito de fazer boas obras. A palavra “ensinar” aqui significa aprender a praticar. Isto implica em dizer que o único modo de praticar boas obras é se esforçando a praticá-las mesmo que o coração não queira. Gradativamente, esta obedi&ncia ao Espírito Santo se tornará automaticamente até se tornar um novo hábito piedoso.