Apocalipse cap.14

Apocalipse cap.14

Apocalipse 14 descreve o momento da colheita por parte dos anjos conforme o Senhor já anunciara e conforme está escrito em diversas passagens.

Será nesta hora que será separado o trigo do joio e o joio será amarrado e lançado no fogo, enquanto o trigo irá para o celeiro do Senhor. Por enquanto, temos de tolerar o joio no meio da igreja, que cresce junto e se parece com o trigo, mas que não pode ser tirado para não danificar o trigo.

Os capítulos 4 a 16 descrevem os preparativos para o julgamento messiânico. Como o décimo quarto capítulo começa com os 144.000 de Israel 

A canção dos cento e quarenta e quatro mil

Apocalipse 14.1 a 5 - O Cordeiro

1 Então olhei, e diante de mim estava o Cordeiro, em pé sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil que traziam escritos na testa o nome dele e o nome de seu Pai.

2 Ouvi um som dos céus como o de muitas águas e de um forte trovão. Era como o de harpistas tocando seus instrumentos.

3 Eles cantavam um cântico novo diante do trono, dos quatro seres viventes e dos anciãos. Ninguém podia aprender o cântico, a não ser os cento e quarenta e quatro mil que haviam sido comprados da terra.

4 Estes são os que não se contaminaram com mulheres, pois se conservaram castos e seguem o Cordeiro por onde quer que ele vá. Foram comprados dentre os homens e ofertados como primícias a Deus e ao Cordeiro.

5 Mentira nenhuma foi encontrada em suas bocas; são imaculados.

Antes das últimas pragas (15.1), isto é, das sete taças da ira de Deus (16.1), aparecem três outras visões.

 Na primeira visão (14.1-5), João antevê a felicidade do povo de Deus na presença do Cordeiro.

14.1 o Cordeiro Jesus Cristo (Ap 5.5-6). monte Sião Aqui, o mesmo que a nova Jerusalém (ver Ap 3.12, ; 21.9-27; Hb 12.22-24). 

É para Sião que "os resgatados do Senhor voltarão e virão. ... com cânticos de júbilo; alegria eterna coroará a sua cabeça" (Isaías 35:10).

É a Jerusalém celestial com sua incontável haste de anjos (Hebreus 12:22-24).

cento e quarenta e quatro mil O número total dos seguidores de Cristo ( Ap 7.4,  ). o nome dele e o nome do Pai dele escritos na testa delas  Ap 7.3. É uma marca de Deus.

14.3 dos quatro seres vivos, e dos líderes Ap 4.4,6. comprados por Deus  Ap 5.9,.

14.4 puros porque não haviam tido relações com mulheres Maneira de falar a respeito das pessoas que não adoram ídolos( Ap 2.14, 14.8;cap. 17).

Mulher = Igreja
Mulher pura = Igreja verdadeira
Mulher de má reputação = Igreja falsa, Babilônia
Não se macularam com mulheres = Não se misturaram com falsas formas de religião. Sua religião é pura.

 Seguem o Cordeiro Jo 10.4. foram comprados Ap 5.9. os primeiros Tg 1.18. os primeiros a serem oferecidos a Deus e ao Cordeiro Linguagem tirada da lei de Moisés, que mandava que os israelitas oferecessem a Deus os primeiros cereais da colheita (Êx 23.19; Lv 23.9; Jr 2.3).

14.5 nunca mentiram Sf 3.13.

As mensagens dos três anjos - Apocalipse 14.6-13


Os três anjos anunciam o Dia do Juízo Final, em que as pessoas que adoravam o monstro e a sua imagem (v. 9) serão castigadas para todo o sempre (v. 11). Mas os servos de Deus terão descanso (v. 13).

O Primeiro Anjo

14.6 E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo,( ver Ap 5.9)

14.7 Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas. (Ver Ap 4.11)

O Segundo Anjo

14.8 E outro anjo seguiu, dizendo: Caiu, caiu Babilônia, aquela grande cidade, que a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua fornicação.

Caiu a grande Babilônia! Aqui, Babilônia é uma maneira de falar sobre a cidade de Roma, inimiga dos cristãos (Ap 16.19; 17.5; 18.2,10,21,24; ver 1Pe 5.13). Ela caiu como caiu a antiga Babilônia, inimiga do povo de Israel (Is 13.1—14.23; 21.9; 47.1-15; Jr 51.8). o vinho forte da sua... imoralidade Referência à idolatria (ver Ap 2.14, ).

O terceiro anjo

14.9 E seguiu-os o terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar o monstro, e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão,o monstro O primeiro monstro, que subiu do mar (já vimos Ap 13.1). receberam o sinal na testa ou na mão Ver Ap 13.16,.


14.10 Também este beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro.

 o vinho da sua ira Ap 15.7; 16.19; Sl 75.8; Is 51.17,22; 63.1-3; Jr 25.15.

 fogo e... enxofre Gn 19.24; Sl 11.6; Ez 38.22; Ap 19.20; 20.10. Enxofre é um material amarelo que, ao ser queimado, produz forte calor e cheiro desagradável.

14.11 E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, e aquele que receber o sinal do seu nome.

sobe para todo o sempre Ap 19.3; Is 34.10.

 o sinal do nome dele Ap 13.16-17. 

14.12 Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus

o povo de Deus Ver Ap 5.8, n. agüente o sofrimento Ver Ap 1.9,

A ira de Deus cap 13 a 20

14.13 E ouvi uma voz do céu, que me dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os seguem.

uma voz do céu De Deus ou de um anjo. 

felizes Ver Ap 1.3,

descansarão Is 57.2; Hb 4.9-10.

 

A colheita do fim dos tempos - Apocalipse 14.14-20

A visão da colheita do fim dos tempos é uma figura do Dia do Juízo Final, quando Deus castigará os maus. Há duas colheitas:

a primeira é feita por “alguém que parecia um ser humano” (vs. 14-16);

a segunda, a colheita das uvas, é feita por um anjo (vs. 17-20).

14.14 E olhei, e eis uma nuvem branca, e assentado sobre a nuvem um semelhante ao Filho do homem, que tinha sobre a sua cabeça uma coroa de ouro, e na sua mão uma foice aguda.

alguém que parecia um ser humano O próprio Jesus Cristo. Ver Ap 1.13. coroa de ouro na cabeça Para mostrar que ele é o Rei.


14.15 E outro anjo saiu do templo, clamando com grande voz ao que estava assentado sobre a nuvem: Lança a tua foice, e sega; a hora de segar te é vinda, porque já a seara da terra está madura.

templo O templo do céu (ver Ap 3.12.).

 a colheita Jl 3.13.


14.16 E aquele que estava assentado sobre a nuvem meteu a sua foice à terra, e a terra foi segada.
14.17 E saiu do templo, que está no céu, outro anjo, o qual também tinha uma foice aguda.
14.18 E saiu do altar outro anjo, que tinha poder sobre o fogo, e clamou com grande voz ao que tinha a foice aguda, dizendo: Lança a tua foice aguda, e vindima os cachos da vinha da terra, porque já as suas uvas estão maduras.

anjo... encarregado do fogo Isto é, do fogo sobre o altar de incenso (Ap 8.3-5). corte os cachos de uvas da videiraEsta ordem é a resposta ao pedido dos mártires cristãos em Ap 6.10


14.19 E o anjo lançou a sua foice à terra e vindimou as uvas da vinha da terra, e atirou-as no grande lagar da ira de Deus.

tanque da violenta ira de Deus Ver v. 10,


14.20 E o lagar foi pisado fora da cidade, e saiu sangue do lagar até aos freios dos cavalos, pelo espaço de mil e seiscentos estádios.

As uvas foram pisadas Figura do Juízo Final (Ap 19.15; ver também Lm 1.15; Is 63.3; Jl 3.13). trezentos quilômetros Ao pé da letra, o texto original grego diz: “mil e seiscentos estádios”. O estádio, que é uma medida de distância, equivale a uns 180 m. um metro e meio ao pé da letra, o texto original grego diz: “até à altura dos freios dos cavalos”.

Querer interpretar literalmente os símbolos do Apocalipsenos coloca em grande dificuldade.

Os milenaristas (o regresso de Jesus Cristo para constituir um reino com duração de mil anos.) ligam este versículo com as interpretações de Armagedom (16,16) uma batalha incrivelmente sangrenta.

Como entender um rio de sangue da altura dos freios dos cavalos em uma distância de quase 300 quilômetros! Teríamos uma batalha com bilhões de mortos!

Quem procura interpretar literal, como explica o sangue sendo exprimido de uvas?

Mais uma vez chegamos a um ponto de que as interpretações literais só dificultam, a interpretação do Apocalipse.

Assim a compreensão de rio de sangue quer indicar um castigo de proporções enormes, atingindo um número grande de pessoas más. O número 1.600 sugere um número completo representando o mundo.

Quatro é o número do mundo ou da terra (quatro cantos, quatro ventos, quatro pontos cardeais, etc.). Quatro vezes quatro vezes mil (número completo) representa, a totalidade dos maus punidos pelo Senhor.

Concluindo:

A mensagem nos diz que devemos manter a confiança no Senhor. Ele sabe tudo, e castigará os maus que perseguem seus servos. Cena após cena, os servos de Deus anunciam a vitória Divina, trazendo o merecido castigo sobre os perversos. Serão pisados no lagar fora da cidade...

Fiz esta pesquisa para tentar entender apocalipse capítulo 14

Dezembro 2020                                                        Nilza Cardoso