Curiosidade
Em I Crônicas capítulo quatro, podemos ler sobre os descendentes de Judá. São mais de quarenta nomes nesta genealogia. Bem no meio do capítulo, exatamente no versículo nove, o escritor provavelmente Esdras, deixa de escrever sobre a genealogia e descreve um lindo episódio com apenas dois versículos.Retomando-a a seguir.É sobre um homem chamado Jabez, ou Jabes. Seu nome foi colocado por sua mãe, devido o grande sofrimento que teve quando o colocou no mundo.
Jabez, na raiz hebraica significa: seco, sequidão, que causa muita dor, motivo da minha dor, causador de sofrimento, luto...
Que nome mais triste para uma criança!
O povo de Deus dava muita importância ao nome. Procurava-se um significado, um sentido, para o nome que ia dar ao bebê.
Ao pronunciar o nome de alguém, estava vivo na memória o significado daquele nome. Jabez nasceu com um dos piores nomes.Assim, Jabez tinha uma missão de ter que carregar consigo a marca da dor, o que lhe causava sofrimento durante toda a sua vida e por onde quer que fosse. Isto não importa. Ele não é lembrado por esta tristeza que ele deu a sua mãe ao nascer, mas sim por uma oração. UMA ORAÇÃO QUE MUDOU A SUA VIDA.
Ele invoca ao Deus de Israel dizendo: Se me abençoares muitíssimo e meus termos amplificares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja aflito.(V.10).
Ele reconhece a sua necessidade e que somente através da benção de Deus a sua vida poderia mudar. Antes de pedir a qualquer pessoa que o auxiliasse em oração, ele primeiro orou pelo seu problema. Ele lembra do Deus de Israel e não hesitou em buscar a bênção para sua vida!
Jabez pede a Deus
1)“Se me abençoares muitíssimo”.
Jabez pediu a Deus algo sobrenatural.Ele queria bênção sem limite, (“muitíssimo”).Queria que Deus fosse com ele em tudo e o livrasse das dificuldades.Precisava da ajuda de Deus. Reconhece em Deus como o verdadeiro controle do seu trabalho.O que Jabez queria eram grandes bênçãos.Ele confiou inteiramente no Senhor.
Confiar em Deus completamente significa crer que ele sabe o que é melhor para nossas vidas.
Jabez não queria um pedaço de terra, ele queria muito mais.
É muito importante sabermos, que para todos nós são concedidos dons e habilidades.Talentos naturais de Deus para serem usados e multiplicados na sua obra. Deus tem deliberadamente distribuído a todos.
Nós às vezes ficamos satisfeitos com tão pouco, mas o propósito de Deus é que aproveitemos as oportunidades para realizarmos a obra dele.
Se soubermos administrar o nosso tempo, conquistaremos muitas terras.
Peçamos ao Senhor para que saibamos aumentar os nossos limites, pedindo a Ele capacidade e deixemos que o Senhor nos use mais e mais, para que os nossos territórios sejam ampliados.
3) “Que A Tua Mão Esteja Comigo”
Dependência completa de Deus.Quando oramos apelas bênçãos de Deus, devemos pedir que tome posição legítima como Senhor do nosso trabalho, nosso tempo familiar e nossa recreação. E que o Espírito Santo, que hoje habita em nosso meio, estará todos os dias conosco.
Devemos não apenas pedir a Deus que guarde os nossos pensamentos e as nossas ações, e sim, a utilizar sua proteção enchendo a nossa mente com pensamentos e atitudes positivas. Precisamos ter a manifestação do poder de Deus sobre nós.
A poderosa “MÃO de Deus” traz unção, abrigo, proteção e abre portas. Aleluia!
“Vejam! O braço do Senhor não está encolhido que não possa salvar, e o seu ouvido tão surdo que não possa nos ouvir”.
(Isaías 59:1)
Devemos ter intimidade com o Espírito Santo de Deus, para sermos abençoados. E buscando em primeiro lugar o Reino de Deus e todas as outras coisas nos serão acrescentadas.
Ter o mal afastado de sua vida, foi um sinal das bênçãos de Deus para ele. O mal existe, e vive ao nosso redor, rugindo como um leão, querendo nos tragar.
Na oração do Pai Nosso em Mateus 6:13, bem no final, diz assim:...E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos de todo mal...
Vivemos num mundo cheio de pecados, caído. Por isso é importante pedir a Deus que nos mantenha protegido do mal que inevitavelmente nos cerca. Mas devemos também evitar os motivos, ações e desejos malignos que têm início dentro de nós.
Às vezes Deus permite que sejamos tentados. Mas devemos orar sempre, para que sejamos guardados nos tempos difíceis e para nos preparar para enfrentar os ataques do maligno.
Devemos lembrar que, o inimigo de nossa alma, luta muito contra àqueles que começam a se tornar grande ameaça a ele e ao seu reino.
Mas o que nos separa de Deus são as nossas maldades e os nossos pecados. (Com isso ele não nos ouvirá).O pecado ofende ao nosso Deus. O Senhor pode salvar-nos é só voltarmos a Ele.
5) “Livrando-Me De Dores”
Ele reconhece a Deus como o verdadeiro. Queria que Deus o afastasse do mal e tristezas.
Ele creu e Deus concedeu tudo o que Jabez havia pedido. Deu-lhe bênção, fronteira larga, segurou em suas mãos e o protegeu.
Jabez nasceu com a tristeza deste nome, mas Deus lhe deu vitória tornando assim o mais ilustre dos seus familiares.
Nós necessitamos das bênçãos de Deus. Devemos lançar todo medo, lutar e conquistar o que Deus tem para nós. Invoquemos a Deus fazendo o nosso pedido em oração, de forma simples, mas objetiva. Devemos colocar nossas vidas nas mãos de Deus para sermos instrumentos abençoados a todos. Pedindo a Deus que nos mude para que nossas terras sejam alargadas.E Deus atenderá a nossa oração.
Julho 2006