Jeremia capítulo 12

Jeremia capítulo 12

Em Jeremias 12 vemos o profeta apresentar a sua oração relacionada a prosperidade do ímpio.

Por mais justo e reto que fosse o procedimento de Jeremias, o sofrimento e a angústia eram seus companheiros. Enquanto isso, ele observa a vida do ímpio que não teme a Deus, e na sua perspectiva, eles vivem muito bem, prosperam e são felizes.

O profeta questiona a Deus sobre isso, perguntando quando o Senhor os julgaria e tornaria sua satisfação em dor? Quando os levaria para o matadouro e executaria justiça?

Jeremias fundamenta seu pedido, no sofrimento que eles causam aos inocentes e no sofrimento que eles impõem a toda a nação. A resposta de Deus surpreende: “Se te fatigas como homens…que farás na enchente do Jordão” (v.5). Quando a Babilônia atacasse Judá e o juízo fosse executado a oração de Jeremias seria respondida, mas se ele estava cansado agora, o que faria quando as coisas piorassem?

12.1 – 5: Por que o ímpio prospera?

12.6 – 12: Traído pela família

12.14 – 17: “Comportem-se como meu povo”

 

12.1-4 — Nesse trecho, Jeremias pergunta por que o povo ímpio de Judá prosperava. Essa confissão do profeta revela sua profunda luta com uma das questões que intrigavam os escritores de sabedoria do mundo antigo..

Jeremias advertia Judá, porém existia aquele pergunta: quando é que Deus fará justiça? Por que o ímpio prospera? No tempo certo o Senhor age

12.1  Tu és justo, Senhor, quando apresento uma causa diante de ti. Contudo, eu gostaria de discutir contigo sobre a tua justiça. Por que o caminho dos ímpios prospera? Por que todos os traidores vivem sem problemas?


Embora ninguém possa estabelecer um processo jurídico contra Deus, Jeremias pôde apresentar questionamentos ao Reto Juiz.

de discutir contigo sobre a tua justiça.. O profeta reconhece a retidão geral das ações de Deus, mas não pode conciliar com ela a legitimidade dos conspiradores de Anatote

12.2 — Tu os plantaste, e eles criaram raízes; crescem e dão fruto. Tu estás sempre perto dos seus lábios, mas longe dos seus corações.

 O tema sobre Deus estabelecer a nação de Israel também está presente em Jeremias 2.21; 11.17. A planta havia arraigado, mas estava produzindo frutos ruins.

Chegado estás à sua boca, mas longe do seu coração. Frases religiosas, tais como vive o Senhor, geralmente eram proclamadas pelos líderes rebeldes de Israel, mas de maneira hipócrita (11.20). Sacrifícios, juramentos e orações não têm eficiência se o coração da pessoa não estiver inteiramente rendido.

12.3 — Tu, porém, me conheces, Senhor; tu me vês e provas a minha atitude para contigo. Arranca os ímpios como a ovelhas destinadas ao matadouro! Reserva-os para o dia da matança!

Tu, ó Senhor, me conheces. O relacionamento íntimo de Deus com Jeremias fica evidente nessa passagem. O profeta havia-se tornado como um manso cordeiro, que levam à matança (Jr 11.19); nesse trecho ele pede que seus inimigos sejam julgados da mesma maneira.

 

12.4 — Até quando a terra ficará de luto e a relva de todo o campo estará seca? Perecem os animais e as aves por causa da maldade dos que habitam nesta terra, pois eles disseram: ‘Ele não verá o fim que nos espera’.

Até quando. A pergunta de Jeremias com relação à demora de Deus em julgar o povo.

 Lamentará a terra, e se secará a erva de todo o campo ... perecem os animais e as aves. Esses três elementos são temas recorrentes em Jeremias e em outros textos proféticos (Jr 4.28; Is 40.7; Sf 1.3). Apesar de castigos passados, o povo acreditava que Deus não daria fim à nação.

 

12.5"Se você correu com homens e eles o cansaram, como poderá competir com cavalos? Se você tropeça em terreno seguro, o que fará nos matagais junto ao Jordão?

12.5,6 — A resposta de Deus a Jeremias (Jr 12.4) vem na forma de duas perguntas metafóricas. A primeira metáfora, uma corrida a pé, destinava-se a mostrar a Jeremias que os obstáculos que ele enfrentava em sua terra natal eram irrisórios se comparados aos que encontraria diante dos reis de Judá e da Babilônia (os cavalos). A segunda metáfora, paz, destinava-se a lembrar o profeta do sofrimento iminente que ele teria de enfrentar para proclamar a mensagem de julgamento aos líderes. A região relativamente pacífica de Anatote, que recebia pouca oposição por parte de membros de família traiçoeiras, serviria para preparar Jeremias quando tivesse de enfrentar opositores mais severos.

O  que Jeremias estava sofrendo nas mãos dos sacerdotes de Anatote,  não tinha nem comparação com o que ainda estava por vir.

 12.6Até mesmo os seus irmãos e a sua própria família traíram você e o perseguem aos gritos. Não confie neles, mesmo quando lhe dizem coisas boas.

Até seus irmãos estavam contra ele.


12.7 — "Abandonei a minha família, deixei a minha propriedade e entreguei aquela a quem amo nas mãos dos seus inimigos.

A amada. O amor e a preocupação de Deus em favor de Seu povo não impede a disciplina quando o pecado a torna necessária.

12.8,9 — O povo de minha propriedade tornou-se para mim como um leão na floresta. Ele ruge contra mim, por isso eu o odeio. O povo de minha propriedade tornou-se para mim como uma toca de hiena, sobre pairam a qual as aves de rapina. Reúnam todos os animais selvagens; tragam-nos para o banquete.

se tornou para mim – se torna para mim: comporta-se para mim como um leão que ruge contra um homem, de modo que ele se retira do lugar onde ele ouve: assim eu retirei do meu povo, uma vez amado, mas agora um objeto de abominação, porque de seus gritos rebeldes contra mim.

 

 Judá havia-se tornado como um leão rugindo contra Deus, fazendo com que o Senhor aborrecesse sua amada.

 

12.10,11 — A minha vinha foi destruída por muitos pastores, os quais pisotearam a minha propriedade. Eles tornaram a minha preciosa propriedade num deserto devastado.
Fizeram dela uma terra devastada; e devastada ela pranteia diante de mim. A terra toda foi devastada, mas não há quem se importe com isso.

 

Pastores nesse trecho se refere aos reis estrangeiros que se haviam tornado agentes de Deus para julgar Judá. Por causa do pecado, a terra que anteriormente havia desfrutado as bênçãos abundantes do Senhor experimentaria Seu julgamento devastador.

 

12.12 — Destruidores vieram sobre todas as planícies do deserto, pois a espada do Senhor devora esta terra de uma extremidade à outra; ninguém está seguro.

A destruição viria dos lugares altos do deserto onde Israel e Judá realizavam práticas idólatras (Jr 3.2; 3.21; 4.11).

 

12.13 — Semearam trigo, mas colheram espinhos; cansaram-se de trabalhar para nada produzir. Estão desapontados com a colheita por causa do fogo da ira do Senhor.

A ilustração agora é a respeito dos campos, que os israelitas acreditavam receber a fertilidade por parte de Baal. Por causa da idolatria do povo, seus campos produziam espinhos.

 

12.14-17  Após os longos oráculos condenatórios, essa seção conclui garantindo a Jeremias e ao remanescente fiel de que Deus julgaria até as nações que utilizou contra Seu próprio povo. Os exilados de Judá recebem a promessa de restauração, mas são advertidos conta as consequências de pecados futuros.

 

12.14 — Assim diz o Senhor a respeito de todos os meus vizinhos, as nações ímpias que se apoderam da herança que dei a Israel, meu povo: "Eu os arrancarei da sua terra, e arrancarei Judá do meio deles.



 Maus vizinhos incluem as poderosas nações da Babilônia e da Assíria, bem como os reinos oportunistas de Edom, Moabe e Amom. Esses últimos reinos tomaram terras, colheitas e reféns quando Judá se encontrava enfraquecido pela invasão.

 

Herança refere-se à terra que Deus deu ao seu povo sob condições bastante específicas. Arrancar geralmente é utilizado no livro de Jeremias no contexto da retribuição de Deus contra as nações ímpias. Judá seria arrancado dentre aqueles que seriam arrancados.

 

12.15 — Mas, depois de arrancá-los, terei compaixão de novo e os farei voltar, cada um à sua propriedade e à sua terra.

 Esse versículo apresenta um vestígio de esperança em meio a uma profecia de julgamento. Durante o período de punição, o Senhor lembrar-se-ia de Sua aliança com Abraão. Eventualmente, ele retornaria e se compadeceria de Seu povo. Porções de terra iriam retornar aos seus proprietários originais.

12.16 — E se aprenderem a comportar-se como meu povo, e jurarem pelo nome do Senhor, dizendo: ‘Juro pelo nome do Senhor’ — como antes ensinaram o meu povo a jurar por Baal — então eles serão estabelecidos no meio do meu povo.

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As nações recebem diretrizes rigorosas a respeito de sua sobrevivência e das bênçãos futuras. São aconselhadas a aprenderem os caminhos de Israel de modo mais diligente do que haviam ensinado Israel a adorar Baal. Se as nações fizessem isso e se colocassem sob a aliança de Deus — jurando pelo meu nome, edificar-se-ão. Esse é o chamado para que as nações compartilhem da salvação de Israel.

12.17 — Mas se não me ouvirem, eu arrancarei completamente aquela nação e a destruirei", declara o Senhor

A condição negativa é apresentada com o mesmo rigor. Se as nações se recusassem a se submeter à soberania de Deus, totalmente arrancarei a tal nação e a farei perecer.