Os conquistadores Josué e Calebre

Os conquistadores Josué e Calebre

Por Cristiane Cardoso Freitas

                             o que vou compartilhar não é ref. a uma situação, mas uma análise de todo povo de Deus. Hoje orando ao Senhor pela vida de um irmão em Cristo, Deus me levou a meditar em Dt 1, quando comecei a ler não entendi pq Deus me levou a esse texto, que é o discurso de Moisés na planície do Jordão, mas avançando nos versos 23 ao 40, comecei a ver que era exatamente o que conversava com o Lucas ontem, na qual, cheguei a chorar por ver tanta incredulidade no meio do povo de Deus. Nesses versos Moisés relembra a Israel a história da missão dos espias á terra prometida (Nm13-14). Recordou que quando eles retornaram com o relatório sobre os gigantes e as cidades muradas, os israelitas temeram prosseguir e começaram a reclamar de sua condição. Mas o relato de Josué e Calebe, enfatizava que a terra era fértil, o inimigo vulnerável e Deus estava ao lado deles. Nesses últimos dias, temos visto um aumento em muitos casos de doenças como covid, ansiedade, pânico, pessoas que precisam de um milagre e conversando com pessoas, escuto muitas respostas, do tipo, já sei que não tem mais solução, colocam os problemas com a ótica negativa, citam casos negativos, e dá pra sentir nas falas o quanto as pessoas estão com falta de fé no Deus que pode TODAS AS COISAS, pra Ele NADA é impossível. Observem a seriedade dos versos 34 ao 38 : “Ouvindo, pois, o Senhor a voz das vossas palavras, indignou-se, e jurou, dizendo: Nenhum dos homens desta maligna geração verá esta boa terra que jurei dar a vossos pais. Salvo Calebe, filho de Jefoné; ele a verá, e a terra que pisou darei a ele e a seus filhos; porquanto perseverou em seguir ao Senhor.... Josué, filho de Num, que está diante de ti, ele ali entrará; fortalece-o, porque ele a fará herdar a Israel.”
Deus hoje nos lembra o que Ele lembrou a Israel nos versos 30 a 31 “O Senhor vosso Deus que vai adiante de vós, ele pelejará por vós, conforme a tudo o que fez convosco, diante de vossos olhos, no Egito; Como também no deserto, onde vistes que o Senhor vosso Deus nele vos levou, como um homem leva seu filho, por todo o caminho que andastes, até chegardes a este lugar.” Irmãos que não sejamos como esse povo, que mesmo assim, não creram no Senhor (verso 32).
Estamos no tempo da Graça, onde podemos, pelo sangue de Cristo, nos arrepender de nossas palavras e mudarmos de atitude perante Deus. Que possamos trazer a memória tudo que Deus já fez por nós, tudo que Deus é de verdade e saber que O todo poderoso está conosco na batalha, sabemos que virá tempos em que nossas crenças terão que ser colocadas em prática, então que possamos ser como Josué e Calebe e perseverar em seguir ao Senhor.
Deus vos abençoe! Cris Freitas.